Unicamp capacita rede básica para identificar fibrose cística
Data : 24/05/2019 20:05:57

Um projeto oferecido pelo Centro de Referência em Fibrose Cística, da UNICAMP, vem promovendo capacitações aos profissionais da rede básica de saúde, objetivando o diagnóstico precoce da doença. Nesta semana duas unidades receberam o médico, Antônio Fernando Ribeiro, professor associado do Departamento de Pediatria da FCM/Unicamp e coordenador do Centro. Na segunda-feira (20) a aula foi com a equipe multidisciplinar da ESF (Estratégia Saúde da Família) do bairro Antônio Zanaga e na quarta-feira (22), com a UBS (Unidade Básica de Saúde) do bairro Jardim São Paulo. Dentre os profissionais envolvidos na capacitação estão médicos, recepcionistas, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, auxiliares de odontologia e agentes comunitários de saúde.

O projeto busca habilitar toda a equipe local para um olhar diferenciado com os usuários, visando à observação de características clínicas da fibrose cística. Nesse caso, ao identificarem pessoas com sinais sugestivos à doença, os profissionais preencherão uma ficha que será encaminhada à Unicamp. A partir daí técnicos do Centro de Referência virão ao município realizar o teste definitivo. Uma vez confirmado o diagnóstico, o paciente será acompanhado pelo Centro, em parceria com a unidade de saúde.

De acordo com o banco de dados do Centro de Referência, Americana possui atualmente quatro pacientes com fibrose cística em tratamento na UNICAMP. As palestras são patrocinadas pelo laboratório Roche-Brasil e estão sendo organizadas na rede pelo NEPH (Núcleo de Educação Permanente e Humanização). De acordo com o setor, todas as unidades deverão receber o projeto até o final do ano.

Voltar

Untitled Document